Entidades realizam mobilização pelo traçado da Ferrovia Leste-Oeste

Um estado interligado do Oeste até o Leste, por trilhos que integrarão Santa Catarina econômica e socialmente carregando a produção e o povo catarinense por meio de trilhos que cortem as regiões do Vale do Itajaí, Planalto, Meio-Oeste e Oeste. Foi em prol desta realidade que a AMMVI, AMAUC, AMMOC, AMAI, AMAVI, AMERIOS, AMFRI, AMOSC, AMPLASC, AMURC, AMEOSC e AMURES, com o apoio da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), promoveram mobilizações no dia 26 de abril, em Rio do Sul e Curitibanos.

O movimento iniciou pela manhã, em Rio do Sul, com uma audiência pública para o lançamento da Campanha Pró-implantação da Ferrovia Leste-Oeste Catarinense., que ocorreu no salão nobre da Unidavi.

Na oportunidade foi lançado o site do movimento que defende o traçado que passa pelos municípios de Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Correia Pinto, Curitibanos, Campos Novos, Joaçaba, Xanxerê, Chapecó, Maravilha, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. No site, além de conhecer os motivos da reivindicação, os visitantes também podem aderir ao abaixo-assinado que tem o intuito de sensibilizar as autoridades politicas e empresariais e comunidade a importância deste traçado.

Representando a AMMVI, participaram da mobilização o secretário executivo, José Rafael Corrêa e o vice-prefeito de Indaial, Mário Withoeft. Para o vice-prefeito, a construção da ferrovia representa um avanço não só econômico, mas também social. "É importante que o traçado da ferrovia contemple o eixo central, para promover o desenvolvimento de todo o estado", disse.

No período da tarde, a mobilização ocorreu em Curitibanos, na Universidade do Contestado, e continuou a defender o traçado que atravessa o estado horizontalmente passando pelo Vale do Itajaí, Planalto, Meio-Oeste e Oeste. A AMAUC entregou um documento ao Deputado Federal, Pedro Uczai, Presidente da Frente Parlamentar Mista das Ferrovias, em apoio à manutenção do traçado e pela definição desta obra como prioridade no projeto ferroviário nacional.

Pauta Municipalista

A Ferrovia Leste-Oeste é uma das seis prioridades estruturantes de âmbito federal, defendida pela Fecam e Associações de Municípios. A pauta ainda aponta como prioritária mais uma ferrovia: a Translitorânea – entre Içara e Porto Alegre.

Abaixo-assinado

A Amavi está promovendo um abaixo-assinado que pretende sensibilizar as autoridades políticas, empresariais e comunidade sobre a importância do traçado da Ferrovia Leste-Oeste passar pelo Vale do Itajaí.

A ferrovia contribuirá para o desenvolvimento econômico e social das regiões do Vale do Itajaí, Planalto, Meio Oeste e Oeste através, principalmente, do transporte de mercadorias e insumos industriais.

Você pode estar participando do abaixo-assinado no link abaixo:

www.amavi.org.br/proferrovia

Ascom AMMVI com informações da Fecam.

Comentar notícia.

LEIA TAMBÉM…

Sexta-feira (26) será de mobilização pela Ferrovia da Integração em Santa Catarina

Prefeitos catarinenses defendem o traçado original