Foi lançado no dia 10 de maio o edital de licitação para o projeto de viabilidade técnica da Ferrovia da Integração, que vai ligar Dionísio Cerqueira, no oeste, a Itajaí, no litoral catarinense, passando pelo Vale do Itajaí. A ferrovia começará a ser construída em dois anos e terá um traçado de 862 quilômetros.
O traçado foi confirmado pelo ministro dos Transportes, Cesar Borges, que esteve em Chapecó para a assinatura do edital de lançamento do Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) da ferrovia. O ministro afirmou que o traçado até o Porto de Itajaí é mais barato e oferece melhor logística. Segundo ele, a conclusão das obras está prevista para 2019.
A definição do traçado foi comemorada pelo presidente da AMMVI e prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior. Ele acredita que o resultado seja fruto da mobilização das entidades da região e de demais associações de municípios que estão engajadas à causa. "É o que a região precisa para atrair novos investimentos", comemora.
Na quarta-feira, dia 8, lideranças políticas e empresariais, dentre eles o presidente da AMMVI, conversaram pessoalmente com o presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, Josias Cavalcante Júnior, para defender a importância do traçado da ferrovia.
Segundo o ministro dos Transportes, o EVTEA deve ficar pronto em um ano. Em seguida será elaborado o levantamento das fotos aéreas do terreno e o projeto básico. O edital contempla os três trabalhos, com custo estimado de R$ 68 milhões e conclusão em 22 meses.
A expectativa é de que em dois anos seja licitada a obra que deve ser concluída em 2019 e custará R$ 4 bilhões. A intenção é implantar um trem com velocidade de 80 quilômetros por hora, o que reduziria o custo das cadeias produtivas entre 30% e 50%.
Clique aqui e veja o edital.
Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
AMMVI defende em Brasília que Ferrovia da Integração passe pelo Vale
Presidente da AMMVI vai a Brasília defender que Ferrovia Leste-Oeste passe pelo Vale
Entidades realizam mobilização pelo traçado da Ferrovia Leste-Oeste
Sexta-feira (26) será de mobilização pela Ferrovia da Integração em Santa Catarina