Quatro municípios brasileiros que priorizam a inclusão social e econômica de catadores de materiais recicláveis serão premiados pela Secretaria-Geral da Presidência da República. O reconhecimento ocorrerá no âmbito do Prêmio Cidade Pró-Catador, que recebe inscrições até o dia 25 de outubro. Com foco na coleta seletiva, os interessados em participar devem cadastrar os projetos preenchendo uma ficha de inscrição, disponível exclusivamente na página secretariageral.gov.br/procatador.
Após o preenchimento do formulário, a ficha deverá ser encaminhada para o e-mail ciisc@presidencia.gov.br, com o assunto "Prêmio Cidade Pró-Catador – Inscrição". As iniciativas inscritas serão analisadas pela comissão de avaliação do prêmio. O grupo fará uma triagem de até dez iniciativas que melhor se enquadrem nos critérios de boas práticas definidos previamente.
Os projetos selecionados serão avaliados in loco, com o registro documental e fotográfico para compor banco de dados do Comitê Interministerial para a Inclusão Social e Econômica de Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis (CIISC).
Entre as dez iniciativas apreciadas, quatro serão escolhidas para serem premiadas. O reconhecimento ocorrerá durante a cerimônia de honra no Natal da Presidenta com os catadores de materiais recicláveis e população em situação de rua, em dezembro de 2013. Dois representantes de cada experiência premiada – um gestor público municipal e um catador – irão conhecer uma experiência de reciclagem em um país referência com todas as despesas pagas. As premiadas também farão parte da publicação do CIISC sobre boas práticas de ações municipais.
Com informações da FNP.