Representando a AMMVI, o prefeito de Indaial, Sérgio Almir dos Santos, apresentou o trabalho que a região do Médio Vale vem desenvolvendo no gerenciamento de resíduos sólidos e aproveitamento energético, durante a programação da 4ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), em Brasília. Com uma plateia seleta, o assunto foi um dos temas do ciclo de debates sobre recuperação energética de resíduos sólidos urbanos, no dia 25 de outubro.
Na ocasião, o prefeito falou da gestão integrada de resíduos e abordou brevemente o projeto de instalação da usina de biogás, iniciativa esta que foi elogiada pelos participantes por se tratar de um processo de tratamento que objetiva a recuperação energética da fração orgânica do resíduo, sem agredir o meio ambiente. "O público aprovou ainda o trabalho que estamos projetando na área da reciclagem e educação ambiental para separação correta do lixo", observa o prefeito.
A AMMVI foi convidada para apresentar esta experiência em nível nacional depois que os prefeitos e técnicos da região visitaram quatro ministérios e, em todos eles, obtiveram o reconhecimento da inovação e pioneirismo. Segundo o prefeito, além dos trabalhos desenvolvidos, a região foi elogiada pela disposição dos resíduos em aterros sanitários e gestão de forma consorciada. "A cada dia confirmamos que estamos no caminho certo", conclui.
A mesa de debates abordou geração de energia como uma das soluções para a destinação de resíduos sólidos depois de esgotadas as possibilidades de reciclagem e reaproveitamento. Para a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, é preciso "discutir as oportunidades de gerar energia, os custos e as questões de viabilidade e definir o que é possível fazer além de tudo aquilo que a reciclagem já conseguiu se apropriar".
Michele Prada, Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
Projeto de usina de biogás é pioneiro no país