Benedito Novo é contemplado com plano diretor

Possibilitar a ocupação ordenada e o desenvolvimento sustentável são alguns dos objetivos do projeto de lei complementar do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável entregue pela AMMVI ao município de Benedito Novo, nesta terça-feira (17), em Blumenau.

Segundo Flávio Holdorf, fiscal de posturas e tributos de Benedito Novo, esta atualização do plano diretor, elaborado em 2006, trouxe como diferencial a especial atenção dada ao planejamento na área rural e turística do município.

"Estamos buscando a expansão ordenada do território rural, como também permitir que os lotes sejam divididos em áreas de menor metragem para incentivar o turismo de lazer e contemplação", destaca Holdorf.

Além disso, o documento apresenta a ampliação do zoneamento urbano e rural, como também o ordenamento das áreas de interesse social para a população de baixa renda. "O plano diretor é uma ferramenta abrangente e imprescindível ao município. Estamos seguros que toda a população terá compreensão da sua importância para a evolução da cidade", acrescenta.

Arquiteta e urbanista responsável pela revisão do plano diretor no município, Juliana Guma, explica que foram 7 meses de trabalho com o Conselho de Planejamento Urbano e com a comunidade local, que se fez presente em grande número na oficina de planejamento e audiência pública. "A intenção foi compatibilizar as questões técnicas e legais aos desejos da população, sempre pensando no futuro sustentável do município", observa.

Conforme Holdorf, a previsão é que o projeto de lei seja encaminhado ao legislativo municipal em fevereiro do próximo ano para votação. Ele explica que as próximas ações serão ainda a elaboração e revisão dos códigos de obras, posturas, parcelamento do solo e mobilidade urbana.

Documentos

Conforme acordado no convênio de cooperação firmado entre a AMMVI e a prefeitura de Benedito Novo, a entidade entregou ao município o projeto de lei complementar contendo mapas de macrozoneamento, zoneamento; tabelas de índices urbanísticos, nível de degradação, atividades sujeitas a estudo de viabilidade urbanística e áreas mínimas de estacionamentos.

Além disso, foi entregue uma cópia digital dos arquivos e a cópia da anotação de responsabilidade técnica da arquiteta designada para os trabalhos.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.

LEIA TAMBÉM…

AMMVI atualiza plano diretor de nove municípios da região   

Plano diretor de Rodeio conta com participação da comunidade 

Ascurra planeja crescimento ordenado através do pano diretor 

Plano diretor de Rio dos Cedros está concluído 

Apiúna recebe projeto de lei do plano diretor 

AMMVI entrega projeto de lei do plano diretor de Guabiruba