Envolvimento e participação efetiva da comunidade no acompanhamento das discussões e proposição de melhorias ao planejamento urbano do município foi o foco da atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Sustentável realizado em Rodeio. O projeto de lei complementar que dita as diretrizes do plano foi entregue pela AMMVI na manhã de hoje (17), ao prefeito municipal Paulo Roberto Weiss.
"Estamos felizes com a entrega do plano diretor, principalmente porque contamos com a participação efetiva da comunidade que debateu, compreendeu a importância do crescimento ordenado e elaborou sugestões, muitas das quais foram contempladas na lei", disse o prefeito.
Segundo Weiss, entre as propostas da comunidade expressas no plano diretor estão o aumento do número máximo de pavimentos das edificações em algumas zonas e a permissão de implantação de condomínios rurais para fins turísticos no município. "São mudanças que a população achou necessária, pois vivem no município e conhecem as dificuldades diárias", relata.
Além disso, a atualização do plano diretor apresenta a expansão da área urbana, diminuição da metragem dos lotes nas áreas de interesse social e novas zonas industriais nos bairros.
Para o arquiteto e urbanista responsável pela revisão do plano diretor no município, Lucas da Silva Rudolpho, a adequação das leis nacionais de planejamento urbano à realidade local fornece subsídios para a tomada de decisão do gestor público e possibilita o crescimento ordenado de Rodeio, levando em consideração as exigências legais e as premissas ambientais.
Conforme o prefeito, a previsão é que o projeto de lei seja encaminhado para deliberação da Câmara de Vereadores em fevereiro do próximo ano.
Documentos
Conforme acordado no convênio de cooperação firmado entre a AMMVI e a prefeitura de Rodeio, a entidade entregou ao município o projeto de lei complementar contendo mapas de macrozoneamento e zoneamento, tabelas de índices urbanísticos, de nível de degradação ambiental, de atividades obrigadas a estudo de impacto de vizinhança e de áreas mínimas para estacionamento.
Além disso, foi entregue uma cópia digital dos arquivos e a cópia da anotação de responsabilidade técnica do arquiteto designado para os trabalhos.
Michele Prada, Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
AMMVI atualiza plano diretor de nove municípios da região
Benedito Novo é contemplado com plano diretor
Ascurra planeja crescimento ordenado através do pano diretor
Plano diretor de Rio dos Cedros está concluído
Apiúna recebe projeto de lei do plano diretor
AMMVI entrega projeto de lei do plano diretor de Guabiruba