Fecam cria Prêmio Município Sustentável

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em parceria com as 21 Associações de Municípios do Estado, com objetivo de buscar um maior aprimoramento e eficiência da gestão pública municipal, institui o Prêmio Município Sustentável 2014. O edital com o detalhamento do prêmio e as normas estabelecidas está disponível em www.fecam.org.br.

O lançamento do 2º Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (IDMS) e a entrega do Prêmio Município Sustentável aos municípios classificados será feita no dia 12 de fevereiro, às 11h, segundo dia do XII Congresso Catarinense de Municípios, no CentroSul, em Florianópolis. Participam deste prêmio, os 293 municípios do Estado de Santa Catarina que possuem dados disponíveis para apuração do IDMS 2014. Balneário Rincão e Pescaria Brava, instalados em janeiro de 2013, somente participarão do IDMS na próxima edição.

Premiação

A premiação utiliza como parâmetro o Sistema do Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável (SIDMS) e tem por objetivo valorizar os municípios que possuem os melhores indicadores, incentivando a cultura do planejamento, monitoramento e da formulação de políticas públicas baseadas nas informações estruturadas que integram o sistema. Visa ainda estimular os municípios a elevarem o nível dos seus indicadores, possibilitando que ao longo dos anos haja o avanço no desenvolvimento sustentável municipal.

O prêmio é dividido em categorias nas quais serão considerados os municípios destaques nos índice estadual, geral, regional e nas dimensões sociocultural, econômica, ambiental, político-institucional, educação, saúde, cultura, habitação, participação social, gestão pública e finanças públicas. No total, serão entregues 42 trofeus.
"O objetivo é valorizar os municípios catarinenses que possuem o melhor IDMS", explica o diretor de Articulação Institucional, Celso Vedana.

IDMS

O IDMS é uma medida que avalia o nível de desenvolvimento sustentável de um município, considerando o equilíbrio no desenvolvimento das dimensões sociocultural, ambiental, econômica e político-institucional.

O objetivo do IDMS não é comparar o desenvolvimento sustentável entre municípios de um estado ou de uma região, e sim, possibilitar que os mesmos utilizem o IDMS como uma ferramenta de monitoramento dos indicadores e de planejamento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Mais informações, clique aqui.

Com informações da Fecam.

Comentar notícia.