Mais de 190 gestores municipais de cultura participaram nesta segunda e terça-feira, 24 e 25 de março, do IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura. Na ocasião, onze gestores do Médio Vale participaram do evento que teve como objetivo debater assuntos recorrentes à gestão da área e ampliação do diálogo com o Ministério da Cultura.
O encontro foi realizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em São Francisco do Sul. Para o presidente do Colegiado de Cultura da AMMVI e diretor de Cultura de Gaspar, José Gabriel Corrêa, o evento contribuiu para a integração das regiões catarinenses e a promoção do debate das políticas públicas do setor cultural. "A cada ano o evento cresce e ganha credibilidade e notoriedade junto às entidades culturais", observa o gestor.
Durante o Fórum, Corrêa apresentou ao grande grupo a experiência do Colegiado sobre a inserção da gestão cultural no Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi). Segundo ele, a iniciativa vem sendo apresentada para outras regiões, pois foi uma ação inovadora no estado.
A programação do evento contou ainda com painéis sobre as experiências municipais com a implementação do Sistema Nacional de Cultura, direitos culturais, Vale Cultura, patrimônio cultural e plenária do Conselho de Gestores Municipais de Cultura (Congesc).
Carta
Ao término do evento foi redigida e aprovada a Carta de São Francisco. O documento ressalta a preocupação dos gestores com a continuidade da implantação das políticas públicas que contemplem de fato o desenvolvimento cultural. Nela estão as principais reivindicações da área, que serão defendidas juntos aos governos federal e estadual e poder legislativo.
Michele Prada, Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
Tudo pronto para o IV Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura