Prefeitos e demais gestores públicos dos municípios catarinenses interessados em participar do seminário "Diálogo Público – Para Melhoria da Governança Pública", a ser realizado na sede do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) em Florianópolis, no dia 29 de abril, já podem efetuar suas inscrições, que estão disponíveis no Portal da entidade.
A promoção é do Tribunal de Contas da União (TCU), do TCE e da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam). O evento tem como objetivo apresentar os conceitos da governança para o aprimoramento da gestão pública e tratar de temas como licitações e contratos, convênios, receitas públicas e controle interno. Por meio da ação pedagógica, a ideia é abrir um canal de comunicação com os agentes e gestores públicos, prevenindo falhas e irregularidades e, consequentemente, a aplicação de multas e determinação de devolução de recursos aos cofres públicos.
Após a abertura do seminário, marcada para as 8h30, haverá exposição do presidente do TCU, ministro Augusto Nardes, sobre "O Controle Externo, a Governança Pública e o Desenvolvimento". Na sequência, às 10h45, haverá a palestra do presidente do TCE/SC, conselheiro Salomão Ribas Junior, com o tema "Corrupção Pública e Privada". Ele abordará aspectos da ética no serviço público, contratos administrativos, financiamento de campanhas eleitorais e controle.
A programação das etapas do Diálogo Público é basicamente a mesma em todas as capitais que sediam o evento. No entanto, são incluídos temas que tenham identificação local. Em Florianópolis, além da palestra do presidente do TCE/SC, haverá a participação do coordenador de controle da Diretoria de Controle de Municípios, Luiz Cláudio Viana, que falará sobre "Receita Pública: Riscos e Controle", às 14 horas.
Em 2014, estão previstos encontros nos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Mato Grosso, Paraná, Maranhão e Acre. Mais informações, clique aqui.
Com informações do TCE.