AMMVI e prefeituras orientam entidades sobre prestação de contas

A aplicação da Instrução Normativa nº 14 para a padronização dos processos de concessão e prestação de contas é o tema da palestra que vem sendo realizada nos municípios do Médio Vale do Itajaí. De iniciativa da AMMVI e parceria das prefeituras, o evento objetiva orientar as entidades públicas e privadas sobre os critérios para a concessão e prestação de contas de recursos recebidos do Município a título de subvenção, auxílio e contribuição.

Conforme o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa, será realizado palestra em sete municípios, abrangendo estes e as cidades vizinhas. "Buscamos atingir todas as entidades, de forma que as diretrizes da Instrução Normativa sejam compreendidas e melhorias sejam implantadas", explica.

Para a assistente administrativa da AMMVI, Sabrina Furlani, os eventos estão sendo bem recebidos pelos municípios, pois são orientações originadas de leis federais e instruções de tribunais de contas. "Os esclarecimentos sobre o processo de concessão e a prestação de contas pelas entidades são imprescindíveis para o cumprimento da legislação e atendimento às premissas da administração pública", observa.

Até o momento foram promovidas palestras em Apiúna, Brusque e Timbó, mobilizando mais de 150 pessoas. Antônio Carlos Tillmann, controlador interno da prefeitura de Brusque, está satisfeito com o resultado da palestra realizada no município.  Para ele, o envolvimento das entidades e secretários municipais vai colaborar para o bom andamento dos trabalhos.

"O evento contribuiu para estreitar o relacionamento da administração municipal com os gestores das entidades, pois são normas que também precisamos seguir", afirma o controlador interno da prefeitura de Apiúna, Maicon Bernardi. Segundo ele, foi possível perceber que os problemas são comuns e a troca de informações contribui para a resolução dos conflitos.

Supervisora de divisão de Controle Interno da prefeitura de Timbó, Christiane Martina Pellin, afirma que a palestra no município marcou o início de uma discussão mais ampla do assunto e foi o ponto de partida para as entidades analisarem a contribuição que exercem no município. "Vamos continuar dialogando por mais tempo ainda", declara.

Cartilha

No dia 9 de abril, em Blumenau, a AMMVI lançou a Cartilha de Prestação de Contas durante evento promovido aos prefeitos, secretários, técnicos municipais e entidades. A cartilha vem sendo distribuída nos municípios aos participantes durante as palestras.

O documento traz orientações para as administrações públicas e entidades sobre os critérios de concessão e prestação de contas de recursos recebidos do Município a título de subvenção, auxilio e contribuição.

"As diretrizes são determinadas por uma instrução normativa do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e, portanto, devem ser cumpridas tanto pelos Municípios quanto pelas entidades", observa o presidente da AMMVI e prefeito de Indaial, Sergio Almir dos Santos.

Programação

Confira a cronograma das próximas palestras nos municípios.

Palestra: A aplicação da Instrução Normativa nº 14 para a padronização dos processos de prestação de conta

Pomerode: 29 de abril, às 19h30, no Auditório da Prefeitura de Pomerode (Rua XV de Novembro, 525, Centro).

Indaial: 6 de maio, às 19h30, Câmara de Vereadores de Indaial (Rua Prefeito Frederico Hardt, 148, Centro).

Gaspar: 8 de maio, às 19h30, Auditório da Prefeitura de Gaspar (Rua Coronel Aristiliano Ramos, 435, Centro).

Blumenau: 13 de maio, às 19h30, Auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau (Rua Braz Wanka, 238, Vila Nova).

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.

LEIA TAMBÉM…

AMMVI lança cartilha sobre critérios para concessão e prestação de contas de recursos