OBTV é tema de capacitação realizada na AMMVI

Capacitar gestores e técnicos municipais que atuam na área de convênios para operacionalização do módulo Ordem Bancária de Transferências Voluntária (OBTV) do Sistema de Gestão de Convênios do governo federal (Siconv) foi o objetivo da capacitação promovida nesta segunda-feira, 28, na sede da AMMVI, em Blumenau.

Participaram do curso mais de 50 servidores públicos do Médio Vale do Itajaí e outras regiões do estado que atuam na execução e prestação de contas de convênios federais.

A coordenadora do Escritório de Projetos da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Marli Burato e a também palestrante, Marciele Dallastra, ministraram conteúdos relacionados ao ordenador de despesa, cadastro de credor da transferência voluntária, pagamentos, movimentação financeira, conciliação bancária, resgate total das aplicações, devolução do saldo remanescente, dentre outros assuntos.

O presidente da Fundação Cultural de Pomerode, André Cristiano Siewert, destacou que as instrutoras possuem muito conhecimento, facilitando o entendimento do tema por todos. "É um assunto de grande relevância para as administrações municipais, pois auxilia os gestores a compreender as etapas e a dar maior celeridade ao processo", observa.

O programa Siconv é a principal ferramenta para captação de recursos federais. Todas as movimentações financeiras, referentes aos convênios firmados entre os municípios e o governo federal, a partir de 30 de julho de 2012, deverão ser feitas por meio do novo instrumento do Sistema, a chamada OBTV.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.