V Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social reunirá cerca de 700 participantes em Chapecó

Repassar conhecimentos e informações a respeito das significativas mudanças na Política de Assistência Social, implantadas a partir de 2004. Esse é um dos principais focos do V Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência Social que será realizado entre os dias 14 e 16 de maio, em Chapecó. As inscrições ainda podem ser feitas no site da AMMVI.

O seminário objetiva aproximar os conhecimentos técnicos e legais da política social, dando ênfase à gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e ao financiamento da política de Assistência Social. "O avanço na Política de Assistência Social, nestes últimos anos, exige superar as práticas assistencialista e paternalista, não é possível mais a improvisação nas políticas públicas, em especial na Assistência Social", reforça a assistente social da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Janice Merigo.

O foco do trabalho deixou de ser o atendimento dos benefícios eventuais, a entrega de um bem material. Hoje é uma política pública, garantida em lei, que oferta serviços, ou seja, atendimento por equipe que desenvolvem trabalho social com as famílias, prevenindo situações de violação de direitos e rompimento do vínculo familiar. Esse é o desafio aos secretários: romper com o assistencialismo e inovar na oferta de serviços.

A ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, e a docente e doutora Berenice Rojas Couto são algumas das palestrantes confirmadas de renome nacional.

A promoção é da Fecam e das Associações de Municípios, com o apoio do Colegiado Estadual dos Assistentes Sociais das Associações de Municípios, do Conselho Estadual de Assistência Social e do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. A estimativa total de pública é de 1.200 participantes.

Com informações da Ascom Fecam.

Comentar notícia.