Quatro pré-candidatos à presidência da República nas eleições deste ano participaram na manhã desta quarta-feira, 14, da programação da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Na ocasião, responderam às perguntas da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e falaram de propostas aos municípios brasileiros.
O pré-candidato Aécio Neves (PSDB) prometeu não criar nenhuma política que cause impacto nas finanças municipais sem definição de fonte para o custeio. Disse ainda ser favorável a vinculação do porcentual de 10% para aplicação da União com a Saúde, conforme determina a Constituição.
O ponto principal do discurso do pré-candidato à Presidência da República, Eduardo Campos (PSB), foi a importância de estreitar a relação e o diálogo com os municípios. Segundo ele, a criação de conselhos e conferências servirão como os principais canais de diálogo na relação com os municípios brasileiros. Ele destacou ainda que pretende fazer inclusão de recursos na base do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).“
Defendendo uma reforma tributária e um verdadeiro pacto federativo, o pré-candidato Pastor Everaldo (PSC) destacou o papel dos gestores municipais e as dificuldades enfrentadas nos Municípios. Em seu plano de governo, ele disse que foi elaborada uma carta de princípios com três pontos: governança, poder nacional e valores da vida.
Já o pré-candidato Randolfe Rodrigues (PSOL) falou dos programas federais e disse ser a favor de mais apoio da União, que ela não sirva apenas para criar projetos e cobrar dos municípios. Ele afirmou ainda que é necessário criar uma contrapartida financeira no momento em que a prefeitura necessitar.
Os questionamentos feitos pela CNM foram a respeito da autonomia dos municípios, desonerações de impostos, contrapartidas de programas federais, pisos salariais e suas legislações, Educação, Saúde e plano de governo.
Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
Prefeitos do Médio Vale participam de Marcha a Brasília
Pauta prioritária é apresentada aos prefeitos durante Marcha a Brasília
Presidente da Câmara assina instalação de Comissão que vai avaliar aumento do FPM
Marcha: Gestores recebem orientações nas arenas temáticas
Executivo da AMMVI palestra em fórum de contadores
Prefeitos da Ammvi se preparam para a Marcha a Brasília