Visões da Cultura para a gestão foi o foco da capacitação realizada nesta quinta-feira, 24, na Fundação Cultural de Blumenau. O encontro, realizado pela AMMVI em parceria com o Conselho Estadual de Gestores Municipais de Cultura de Santa Catarina (Congesc), reuniu gestores de cultura dos municípios do Vale do Itajaí, Vale do Itapocu e da Grande Florianópolis.
"Exclusivo aos dirigentes da área cultural, a capacitação abordou bases conceituais e procedimentos indispensáveis à gestão municipal em cultura. O encontro oportunizou ainda a troca de experiências e a integração entre as regiões", disse o coordenador-geral do Colegiado de Gestores Municipais de Cultura da AMMVI, José Gabriel Corrêa, diretor de Cultura da prefeitura de Gaspar.
Na programação, fundamentação teórica, identidade, segmentação, cultura, sociedade, tecnologia, patrimônio e arte na gestão foram abordados. Além disso, financiamento da Cultura e base para um planejamento estratégico da área nos municípios foram apresentados pelos palestrantes Roselaine Vinhas e Luiz Ekke Moukarzel, dirigentes de Cultura de Chapecó e Florianópolis, respectivamente.
A capacitação faz parte do plano de trabalho do Congesc, que promoverá outros momentos de aperfeiçoamento pelo estado durante o ano, buscando aprofundar e qualificar a discussão da Cultura. Nes primeiro módulo, o Médio Vale esteve representado pelos municípios de Ascurra, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rodeio e Timbó.
Michele Prada, Ascom AMMVI.