No dia 4 de novembro, terça-feira, uma comitiva de oito prefeitos da AMMVI se reuniu com o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina, Vissilar Pretto, em Florianópolis. Liderada pelo presidente da entidade e prefeito de Indaial, Sergio Almir dos Santos, o encontrou objetivou discutir questões referentes à duplicação da BR-470.
Na ocasião, o presidente da AMMVI apresentou ao Dnit os questionamentos dos prefeitos quanto os prazos e as etapas da duplicação, como também solicitou que informações sobre o andamento da obra sejam repassadas constantemente. "Precisamos informar a população e planejar as novas rotas quando a obra estiver em nossos municípios", explicou o prefeito.
Outra preocupação explanada foi a priorização dos cruzamentos e viadutos de acesso às cidades enquanto não ocorrem todas as desapropriações do trajeto, principalmente nos gargalos existentes em Gaspar, Indaial e Blumenau.
"Cobramos do Dnit uma grande audiência para apresentação de todo o projeto executivo, em detalhes, no começo do próximo ano. A região precisa ter acesso a essas informações", completou o prefeito de Indaial.
Em sua fala, Pretto garantiu à comitiva que haverá mutirão de desapropriações para o avanço das obras e confirmou a primeira audiência judicial em fevereiro. Além disso, a AMMVI será convidada a participar das reuniões do Fórum Parlamentar para Acompanhamento da Duplicação da BR-470, presidido pela deputada estadual Ana Paula Lima, também presente na reunião.
Para o superintendente do Dnit, o encontro foi uma oportunidade de expor às lideranças como estão se desenvolvendo as obras de duplicação. "Explicamos sobre o processo moroso que enfrentamos no que se refere às desapropriações", esclareceu.
O presidente da AMMVI disse que a entidade continuará acompanhando o processo da duplicação da BR-470 e ainda solicitará o cronograma de desapropriações e do trabalho físico da obra. "Sabemos que o caminho é longo, mas somos parceiros do Dnit e queremos contribuir com o processo, pois será um grande avanço para o Médio Vale", disse Santos.
Participaram ainda da reunião os prefeitos de Apiúna, Ascurra, Blumenau, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Rodeio e Timbó e o secretário executivo da AMMVI.
A obra
A duplicação da BR-470 percorre um trecho de 74 quilômetros, a partir de Navegantes e segue até Indaial. O serviço está dividido em quatro lotes e compreende a implantação de 64 quilômetros de ruas laterais, 69 quilômetros de ciclovias e calçadas, viadutos, pontes e passarelas. Os recursos são do Governo Federal, através da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Ascom AMMVI.