Prefeitos e vice-prefeitos municipais associados ao Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) conheceram na manhã desta quinta-feira, 12, o projeto de gestão sustentável de resíduos sólidos do Médio Vale do Itajaí. A comitiva se reuniu com AAMMVI, em Blumenau.
Conforme o presidente do Cisga e prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin, a viagem objetiva conhecer as soluções consorciadas adotadas pela região para a destinação e o tratamento de resíduos e a geração de energia. "Temos 11 municípios no Consórcio e a maior demanda apontada pelos prefeitos é a destinação dos resíduos sólidos. Por isso, estamos buscando experiências inovadoras", explica o prefeito.
Pasin disse ainda que o Consórcio visitou alguns municípios da Alemanha e agora está conhecendo experiências brasileiras que possam auxiliar e servir como base para o projeto no Rio Grande do Sul. Segundo ele, a região da AMMVI está muito avançada no assunto e pode ser considerada uma referência no país. "Temos grandes desafios e o trabalho que vem sendo desenvolvido aqui vai nos ajudar na implantação de iniciativas futuras", observa.
"É um trabalho de longa data e aos poucos a Associação tem obtido significativos avanços. Temos ciência dos grandes desafios na gestão dos resíduos, mas os Municípios estão unidos em prol do assunto e a AMMVI vem buscando iniciativas que possam ser aplicadas na região", analisa o prefeito de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn, presente na reunião.
Na programação de quinta-feira, a delegação visitará ainda o aterro sanitário do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (Cimvi), em Timbó. Já na sexta-feira, a agenda será na usina de biometano, em Pomerode, que aproveita os gases resultantes de biodigestão de dejetos de suínos.
Gestão sustentável
O projeto no Médio Vale do Itajaí busca a implantação de um processo de gerenciamento integrado de resíduos sólidos e o aproveitamento energético por meio da implantação de uma usina de biogás.
Além disso, a AMMVI vem desenvolvimento trabalhos com vistas a não geração, redução, reutilização, reciclagem e tratamento dos resíduos. Para isso, vem atuando na educação ambiental, reciclagem, inclusão social e biometanização.
Michele Prada, Ascom AMMVI.