AMMVI recebe diretoria da Fecam em assembleia de prefeitos

A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) esteve presente na manhã desta sexta-feira (27), na Assembleia Geral Ordinária da AMMVI. O encontro contou com a presença dos prefeitos de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Botuverá, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros e Rodeio.

Na ocasião, o primeiro vice-presidente e prefeito de Taió, Hugo Lembeck e o diretor de Articulação Institucional, Celso Vedana, fizeram um balanço das atividades realizadas, um relato do movimento municipalista e propuseram novas parcerias aos municípios. Um dos assuntos da pauta foi a proposição de referendum sobre a contribuição financeira dos municípios para a aquisição da sede da entidade.

Lembeck falou do grande desafio das entidades municipalistas: aumentar a participação dos municípios no bolo tributário de 17% para 30% nos próximos anos. Segundo ele, outro pleito permanente é a participação dos entes municipais em 10% sobre a arrecadação de impostos e contribuições não partilhados. 

O diretor da Fecam relatou aos prefeitos que, dentre as reivindicações ao Estado, está a defesa dos interesses dos municípios e associações regionais nos projetos de desenvolvimento regional, a mobilização pela realização das obras de infraestrutura prioritárias para o desenvolvimento dos municípiosas alterações na legislação de apuração Índice de Participação dos Municípios (IPM) e a isenção aos municípios na cobrança de taxas e juros do Estado.

Para o presidente da AMMVI e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, a entidade é parceira da Fecam e há anos tem prestado apoio aos movimentos em favor do desenvolvimento dos municípios catarinenses. "Precisamos unir forças para construir a cada dia um futuro mais promissor aos cidadãos e uma divisão mais justa de recursos e competências entre os entes federados", disse Weiss.

Já na assembleia da AMMVI, os prefeitos discutiram sobre o plano de trabalho para este ano. O próximo encontro deve ser realizado na última semana de abril.

Michele Prada, Ascom AMMVI.

Comentar notícia.