No próximo dia 21 deste mês, a tecnologia para o aprimoramento dos serviços públicos estará em pauta entre os gestores públicos da região, durante o I Fórum Regional de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí. O evento é organizado pela Rede Cidade Digital (RCD), Prefeitura de Blumenau e AMMVI e tem o objetivo de estimular o investimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) como mola propulsora no desenvolvimento econômico e social dos municípios.
"A tecnologia é importante para buscarmos uma gestão mais eficiente, na questão da transparência, no uso de softwares para integração da Saúde, Educação e aumento de arrecadação. Essas ferramentas são importantes. É uma questão irreversível", afirma o presidente da AMMVI e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss.
Para o presidente da entidade, o Fórum será importante para os gestores conhecerem as inovações disponíveis e principalmente o que os municípios estão fazendo na área. "O que tem e onde podemos avançar ", diz. "É uma região com forte potencial turístico e precisa de informação em cadeia", analisa Weiss.
Além dos impactos positivos que as TIC podem proporcionar em diversos setores da administração pública, o prefeito de Rodeio, município de pouco mais de 10 mil habitantes, destaca a necessidade de iniciativas para democratizar o acesso à internet. A localidade, por exemplo, disponibiliza o sinal wi-fi gratuito em pontos públicos e vem investindo para oferecer serviços eletrônicos aos moradores. "Melhora a transparência também e permite que o cidadão participe da gestão", observa o prefeito.
Outros pontos importantes ressaltados por Weiss se referem ao uso da tecnologia para melhoria da Segurança Pública e as fontes de financiamento disponíveis para modernização das administrações municipais.
No Fórum de Cidades Digitais do Médio do Itajaí, explica o diretor da RCD, José Marinho, prefeitos e secretários municipais terão a oportunidade de conhecer detalhes do programa Bem-Te-Vi, do governo de Santa Catarina, e da linha PMAT para as cidades digitais do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "A ideia é reunir o máximo de informações que facilitem a tomada de decisão e apresentar experiências, políticas públicas e soluções inovadoras para o surgimento das cidades digitais. Trata-se do início de um processo para transformar as localidades em cidades inteligentes, que oferecem uma série de iniciativas que visam melhorar a qualidade de vida das pessoas", frisa o diretor da Rede Cidade Digital.
As inscrições para o Fórum são gratuitas para servidores públicos e podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br/. O evento será realizado na sede da AMMVI, em Blumenau, com início às 9 horas. O Fórum de Cidades Digitais do Médio Vale do Itajaí tem o patrocínio MASTER das empresas Exati Tecnologia e OptiTel e apoio da Assespro-SC.
Com informações da Rede Cidade Digital.