O maior evento municipalista brasileiro, a Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, recebe nesta décima oitava edição a tradicional presença de gestores públicos dos municípios do Médio Vale do Itajaí. O evento, que acontece de 25 a 28 de maio, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), na capital federal, conta com a presença de prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais e vereadores de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode e Rodeio.
Os prefeitos da região, liderados pelo presidente da AMMVI, Paulo Roberto Weiss, estão engajados na luta por um novo Pacto Federativo, tema da Marcha deste ano. "Precisamos aprimorar a forma de partilha dos recursos, pois o modelo atual está levando os entes municipais a uma crise financeira sem precedentes", analisa o presidente.
Para o prefeito de Indaial e segundo vice-presidente da AMMVI, Sergio Almir dos Santos, a mobilização dos prefeitos comprova a estagnação dos municípios brasileiros e reforça a necessidade de divisão da arrecadação de forma mais justa, contemplando os pleitos municipais.
Durante os quatro dias, o evento conta com arenas temáticas nas áreas de saúde, educação, finanças, previdência, assistência social, desenvolvimento municipal, resíduos sólidos e mobilidade urbana. Neste ano, a Marcha comportará também o VI Fórum de Contadores, em que o secretário executivo da AMMVI palestrará.
O evento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) recebe municipalistas, parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e técnicos municipais de todo o país, além de representantes de Estados e da União. A expectativa é que este ano atinja a marca de quatro mil pessoas.
Programação
O primeiro dia da programação (25), conta com discussão acerca dos desafios para a implementação dos consórcios públicos municipais e arenas temáticas sobre arrecadação e ações internacionais.
A sessão solene de abertura está marcada para as 9h de terça-feira, 26 de maio. Na ocasião, o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, apresentará as Propostas do Movimento Municipalista. No período da tarde, está programado o debate sobre a Reforma Política e arenas temáticas estão previstas durante o dia.
Já a quarta-feira, 27, será destinada à discussão do Pacto Federativo, que deverá contar com a presença do presidente do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha, governadores e ministros.
O último dia de Marcha, quinta-feira (28), começa com uma palestra sobre A Força do Poder Legislativo no Movimento Municipalista. Às 10h30 haverá informes do Governo Federal com a participação de ministros. O encerramento está programado para as 12h, com a leitura da Carta da XVIII Marcha feita pelo presidente da entidade.
Michele Prada, Ascom AMMVI.
LEIA TAMBÉM…
Marcha: CNM lança documento com proposições em tramitação que impactam Municípios
Programação da Marcha traz oficina para auxiliar Municípios no incremento de receitas