Reconhecer e fortalecer o papel dos gestores municipais de convênios. Este é o principal objetivo do I Encontro Estadual de Gestores Municipais de Convênios que acontece nesta terça (28) e quarta-feira (29), em Florianópolis, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam).
O evento reúne gestores municipais de convênios, assessores de projetos, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, agentes políticos, secretários municipais, técnicos municipais, estudantes e demais profissionais envolvidos na captação de recursos e gestão de projetos financiados através de transferência voluntária de recursos dos governos federal e estadual.
O presidente da Fecam e prefeito de Chapecó, José Claudio Caramori, destacou na abertura do encontro que, perante o cenário de crise no país, os administradores precisam usar de criatividade e capacitação para buscar recursos junto a todas as esferas.
Caramori ressaltou que as receitas municipais são insuficientes para atender as demandas da população e os repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Impsoto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estão cada vez mais reduzidos.
Durante os dois dias do encontro, os gestores de convênios têm a oportunidade de acompanhar palestras e participar de debates sobre temas inerentes aos repasses de recursos originários das transferências voluntárias das esferas federal e estadual, para o financiamento de obras e serviços.
Com informações da Fecam.