Instituído em 2009, o Colegiado de Cultura da AMMVI completou nesta terça-feira (15), 50 reuniões ordinárias. Para marcar a data, os gestores municipais de Cultura se reuniram na prefeitura de Guabiruba para tratar de assuntos pertinentes à área e em prol da integração das ações culturais no Médio Vale.
Em pauta, os membros abordaram orçamento para o próximo ano, inventário de bens culturais, Plano Municipal de Cultura, gestão e economia da cultura, programação de Natal, encontro regional de corais e oficinas aos multiplicadores culturais locais nas áreas de artesanato e dança.
Conforme o presidente do Colegiado e diretor de Cultura de Gaspar, José Gabriel Corrêa, o órgão tem a finalidade de analisar, orientar, fomentar, promover, articular e planejar ações relacionadas aos setores de Cultura dos municípios integrantes da AMMVI. "Nossas reuniões são mensais e itinerantes, pois em cada encontro somos recebidos por um município, que apresenta suas ações e potencialidades culturais", relata Corrêa.
Pioneirismo
O Colegiado de Cultura da AMMVI lançou no último mês o Inventário Cultural do Vale Europeu Catarinense. Este sistema, em plataforma web, é pioneiro no país e congrega 665 bens culturais e espaços disponíveis para realização de espetáculos e apresentações culturais nos 14 municípios do Médio Vale do Itajaí.
As informações dos bens culturais foram catalogadas, analisadas e classificadas de maneira coerente e um sistema de banco de dados online desenvolvido especificamente para este projeto, para que possam ser utilizadas sob a ótica das diretrizes do Plano Nacional de Cultura e da otimização de espaços para fins culturais e turísticos.
Para o presidente da AMMVI e prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, as informações levantadas no Inventário poderão subsidiar a elaboração de propostas de captação de recursos para projetos culturais e o fomento ao desenvolvimento cultural da região.
O Colegiado de Cultura da AMMVI é ainda referência para as demais Associações de Municípios por possuir orçamento e ações de forma consorciada e manter organização regional. As iniciativas do Colegiado são mensuradas e apresentadas aos prefeitos, como também planejado e executado anualmente um plano de trabalho.
Michele Prada, Ascom AMMVI