Base Nacional Comum Curricular (BNC) foi o destaque da reunião do Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMMVI, realizada nesta quarta-feira (16), na prefeitura de Rodeio. O objetivo da BNC é sinalizar percursos de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes ao longo da Educação Básica, mobilizando todos os componentes curriculares de forma articulada e progressiva.
Conforme o Ministério da Educação (MEC), a Base vai nortear os conhecimentos essenciais aos quais todos os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e se apropriar desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela, ficarão claro quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas áreas de conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas.
Conforme o presidente do Colegiado e secretário municipal de Educação de Rio dos Cedros, Plauto Mendes, este é um grande desafio, pois a construção da BNC envolve a participação de professores, entes federados, associações profissionais e científicas, estudantes e sociedade civil organizada.
Segundo o secretário, haverá uma mobilização nacional para que os profissionais da Educação conheçam o documento e opinem. Além disso, já existem estudos norteadores para que as pessoas se apropriem do assunto.
Para quem tiver interesse em participar da construção do documento, basta acessar o site basenacionalcomum.mec.gov.br e se cadastrar. Em breve a campanha será deflagrada nos municípios brasileiros.
Pauta
Na ocasião, os gestores discutiram ainda sobre Plano Municipal de Educação, calendário e transporte escolar, formação de professores e Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). O próximo encontro será no dia 1º de outubro, na AMMVI, em Blumenau. As reuniões são mensais.
Michele Prada, Ascom AMMVI.