Os municípios têm até o dia 27 de novembro para preencher as informações do questionário Censo do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A assistente Social da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Janice Merigo, destaca a importância do preenchimento por parte dos municípios com atenção e cuidado. "O Censo Suas é o principal instrumento de monitoramento e avaliação da implementação do Suas nos Estados", explica. Após esta data, o sistema fica aberto para a retificação, no período compreendido entre o dia 28 de novembro e 6 de dezembro.
Os questionários solicitam informações sobre os Centros de Referências Cras e Creas, Centro POP, Centros de Convivência, Acolhimento, Conselho, Gestão Municipal, Gestão Estadual, Serviço PSE para pessoas com deficiência e suas famílias.
Neste ano, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) elaborou e incluiu mais um questionário, sobre o serviço de Proteção Social Especial para pessoas com deficiência, idosas com algum grau de dependência e suas famílias, podendo assim, obter informações mais específicas das unidades que executam o serviço.
O município que não preencher o questionário pode sofrer sanções administrativas ou mesmo bloqueio de recursos enviados pelo governo federal.
Censo Suas
O Censo Suas é realizado anualmente, desde o ano de 2007. O levantamento das informações coletadas através do Censo, são fundamentais para a qualidade do atendimento à população e para a gestão e controle da política de assistência social, podendo identificar os avanços, limitações, e desafios para aprimorar o sistema. Permite observar e traçar a realidade detalhada da assistência social em todo o território nacional.
O MDS recebe as informações do Censo Suas exclusivamente por meio do sistema eletrônico e devem ser fielmente digitadas com as informações declaradas pelo agente público, para registros administrativos do Suas.
Preenchimento
O acesso ao sistema eletrônico é feito por meio do link http://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/censosuas/. Para preencher os questionários, os responsáveis deverão usar o login e a senha de acesso aos sistemas da Rede Suas – os mesmos do sistema CadSuas. O período de preenchimento é escalonado, de acordo com a unidade de serviço.
Os municípios que no decorrer do preenchimento dos questionários tenham alguma dúvida ou necessitem de algum apoio e esclarecimento sobre o Censo Suas, poderão entrar em contato com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho e Habitação (vigilancia@sst.sc.gov.br – telefone: (48) 3664-0746) ou com o MDS (vigilanciasocial@mds.gov.br – telefone 0800 707 2003).
Com informações da Fecam.