Em sua décima edição, o Prêmio Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP) – Boas Práticas em Participação Cidadã – busca reconhecer as experiências inovadoras no campo da democracia participativa, coordenadas pelos governos locais, que possam ser replicadas.
Os Municípios podem se candidatar a esta distinção até o dia 15 de janeiro de 2016. O Prêmio é concedido anualmente no âmbito da Conferência do OIDP. Em 2016, a cerimônia de distinção e lançamento da publicação com as Boas Práticas finalistas acontecerá no dia 6 maio de 2016, em Matola, Moçambique.
As candidaturas devem ser enviadas por e-mail para oidp@bcn.cat e devem incluir: o registro completo (formado Word); resumo da experiência (máximo de duas páginas no formato Word); fotografias de experiência; e opcionalmente outros documentos (vídeos, resumos, relatórios).
O anúncio das práticas vencedoras deve ocorrer entre os dias 15 e 18 de março de 2016.
Dois Municípios já foram agraciados com o Prêmio: Belo Horizonte, com a prática Orçamento Participativo Digital, em 2007; e Recife, com a prática Programa Chuva Guarda: Modelo de Gestão de Riscos, em 2008.
Mais informações aqui: http://www.oidp.net/en/projects/oidp-distinction-best-practice-in-citizen-participation/
OIDP
O OIDP é uma rede de mais de 500 Municípios de todo o mundo, entidades, organizações e centros de investigação que pretendem conhecer, trocar e aplicar experiências sobre democracia participativa no âmbito local para consolidar a democracia no governo dos Municípios.
Com informações da Agência CNM.