Prefeitos da AMMVI se reuniram com o secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), César Augusto Grubba, nesta terça-feira (23), para cobrar respostas às reinvindicações apresentadas ano passado. Liderados pelo presidente da entidade, Fernando Tomaselli, prefeito de Rio dos Cedros, os gestores pediram melhor distribuição de efetivos e construção de novos quartéis na região.
Na ocasião, Grubba anunciou que a Companhia da Polícia Militar de Indaial será transformada em Guarnição Especial e que terá duas Companhias: a primeira, com sede em Indaial, ficará responsável em atender os municípios de Ascurra, Apiúna e Rodeio, além da própria sede. Já a Segunda Companhia, sediada em Timbó, atenderá também aos municípios de Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode e Rio dos Cedros.
Conforme o secretário, a partir dessa mudança o 10º Batalhão da Polícia Militar ficará com sua circunscrição restrita somente à Blumenau, desvinculando-se das cidades satélites. A previsão da SSP é que o projeto de decreto para a concretização dessas mudanças seja enviado ainda esta semana à Casa Civil e que a ordem de serviço para construção da nova estrutura em Indaial seja entregue em março.
Sobre a recomposição dos efetivos policiais na região, o secretário lembrou que isso só será possível após a formatura de novos servidores da Segurança Pública. A previsão é que sejam nomeados 658 soldados na Polícia Militar, 420 agentes na Polícia Civil e 66 delegados até 1º de junho.
Os prefeitos solicitaram ainda a instalação de câmeras de segurança em mais municípios da região. Segundo Grubba, a intenção da SSP é inaugurar os sistemas de monitoramento em Pomerode e Rio dos Cedros na próxima semana, e em Guabiruba na primeira quinzena de março.
Para o presidente da AMMVI, a reunião foi produtiva e o anúncio já significa um avanço. "Vamos monitorar a concretização da Guarnição Especial em Indaial, como também acompanhar as ações da SSP para que na próxima distribuição de efetivos o Médio Vale seja contemplado", analisa Tomaselli. O secretário se comprometeu em enviar respostas aos demais pleitos apresentados pelos prefeitos.
Participaram da audiência com Grubba o Comandante-Geral da Polícia Militar, Coronel Paulo Henrique Hemm, os prefeitos Hartwig Persuhn (Doutor Pedrinho), Rolf Nicolodelli (Pomerode), Sérgio Almir dos Santos (Indaial), Fernando Tomaselli (Rio dos Cedros) e o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa.
Ascom AMMVI com informações da SSP.