Com o objetivo de refletir e discutir o acesso feminino no espaço político e desta forma empoderar as mulheres para que sejam agentes de mudança na promoção igualitária da governança democrática, a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) promoveu nesta terça-feira (1), o 1º Encontro Estadual de Prefeitas e Vice-Prefeitas, na sede da entidade, em Florianópolis. "Mulheres vamos participar da vida pública, temos muito a contribuir, seja como prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, ou como voluntárias. Fica a esperança para irmos adiante e fica o nosso jeito de mulher de administrar", coloca a primeira prefeita a comandar a Fecam, Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul.
Este foi um espaço de reconhecer as lutas das mulheres na busca pela representatividade feminina no papel de liderança (local, nacional e global) e para promover cada vez mais o acesso delas nos espaços políticos. Cerca de 20 participantes entre prefeitas, vice-prefeitas, deputadas, vereadoras, dirigentes de entidades municipalistas e representantes da sociedade tiveram a oportunidade de compartilhar suas histórias, suas batalhas, desafios, mostrar a sua entrega para ocupar o espaço político e trocar experiências.
"É muito importante esse tempo para dialogar e buscar novas informações para que possamos fortalecer nosso espaço ainda mais", ressaltou a deputada Dirce Heiderscheidt. "Mesmo enfrentando as dificuldades, nós somos boas prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, secretárias. A minha mensagem é para que as mulheres não desanimem e ir em frente", destacou também a deputada Luciane Carminatti que esteve presente. "Não consigo imaginar uma sociedade democrática sem homens e mulheres na política, de igual para igual. Os espaços de poder também têm que ter a nossa presença", complementou a deputada.
Com informações da Ascom Fecam.