Reunidos na tarde desta quinta-feira (3), em Timbó, os gestores municipais de cultura realizaram a 55ª reunião ordinária. Este é o segundo encontro do ano, que acontece na primeira semana de cada mês. Na reunião, os gestores analisaram a programação do VI Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, que será realizado em Chapecó, de 29 a 31 de março.
"O Fórum de Cultura reúne o maior número de gestores municipais de Cultura, momento em que se capacitam e atualizam a pauta de reivindicações às esferas de governo para fortalecimento da área", disse o presidente do Colegiado de Cultura da AMMVI, José Gabriel Corrêa.
Segundo ele, os gestores estão de mobilizando para participar do Fórum e formar a comitiva que representará a região no evento, que este ano receberá a conferência com o doutor em sociologia Antonio Albino Rubim. Na abertura, terá ainda o painel sobre os desafios da implementação das ferramentas de gestão do Sistema Nacional de Cultura.
No segundo dia do encontro, ocorrerão quatro oficinas: Museus – conceitos, técnicas, práticas; Marco regulatório das organizações da sociedade civil Lei 13019; Sistema integrado Dragon Dreaming criação colaborativa de projetos; Sistema Municipal de Cultura e seus elementos constitutivos. Além disso, os gestores receberão a palestra Transição de mandato: responsabilidades e compromissos do gestor de cultura.
Já no último dia do evento, acontecerá a palestra Formas de execução das ações culturais: terceirização, parceria ou execução direta por servidores públicos. No fim do Fórum, os gestores aprovarão ainda a Carta de Chapecó, documento que vai nortear os pleitos da área no estado catarinense.
Reunião
Durante a reunião, os gestores debateram ainda sobre o Conselho Intermunicipal de Cultura, Esporte e Turismo, Plano de Trabalho 2016, oficinas do projeto Línguas de Imigração como Patrimônio e Plano Municipal de Cultura.
O Colegiado de Cultura objetiva incentivar e desenvolver as manifestações artísticas e culturais no Médio Vale, fomentar políticas públicas do setor e planejar ações em prol do desenvolvimento da área na região.
Michele Prada, Ascom AMMVI.