Prefeitos e técnicos municipais do Médio Vale do Itajaí participam de 15 a 17 de março do XIV Congresso Catarinense de Municípios, em Joinville. Nesta edição, o tema central é condutas vedadas e encerramento de mandato.
Com a programação voltada para prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, assessores e técnicos municipais, o congresso traz para discussão os anseios municipalistas, buscando o aperfeiçoamento da gestão municipal e o desenvolvimento local.
"Anualmente os prefeitos se reúnem em mobilizações para discutir e renovar a pauta municipalista, levando aos governos federal e estadual e ao Legislativo as áreas que precisam de maior atenção, buscando apoio para aprimorar o modelo federativo de divisão de recursos", explica o presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) e prefeito de Rio dos Cedros.
Paralelo ao Congresso, está sendo realizada a XII edição da ExpoFecam, que apresenta produtos, serviços e tecnologias para os Municípios e o 12º Congresso Catarinense de Secretários de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais.
Programação
A conferência de abertura do XIV Congresso Catarinense de Municípios aconteceu na terça-feira (15), às 18h30, com o consultor econômico e colunista, Raul Velloso, sobre as perspectivas para o desenvolvimento sustentável do País na próxima década.
No dia 16 foi o momento de tratar a crise de representatividade, encerramento de mandato, condutas vedadas em ano eleitoral, cenário para o desenvolvimento econômico e social na área da Cultura e governança propositiva para o desenvolvimento do Estado.
Já no último dia do evento (17), os prefeitos participarão da consolidação da pauta municipalista, debate sobre desenvolvimento regional e marketing político digital na conferência de encerramento. O Congresso encerra às 12h.
Michele Prada, Ascom AMMVI.