Seminário movimenta profissionais da Assistência Social de todo o estado

Possibilitar aos profissionais a atualização dos temas pertinentes à implementação e qualificação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) foi o objetivo do VII Seminário Estadual de Gestores e Trabalhadores da Política de Assistência, realizado de 11 a 13 de maio, em Piratuba. No evento, junto aos profissionais de todas as regiões de Santa Catarina, participaram secretários e técnicos da pasta dos municípios de Ascurra, Brusque, Indaial, Pomerode e Timbó.

O seminário contou com a palestra de abertura da pós-doutora Maria Carmelita Yazbek, que apresentou uma análise dos 10 anos do Suas no país. Conforme a presidente do Colegiado de Gestores de Assistência Social, Janete Andreani, assistente social da prefeitura de Ascurra, durante os três dias foram pontuados importantes aspectos da Politica de Assistência Social, tais como articulação entre serviços e benefícios eventuais, financiamento, educação permanente e trabalho social junto às famílias.

"Além disso, tivemos oficinas para a troca de experiências nas áreas de gestão e financiamento, proteção social básica, proteção social especial de média e alta complexidade", disse Janete. O evento encerrou com a conferência Análise das Políticas Sociais: fundamentos e perspectivas, proferida pela doutora em Serviço Social, Yolanda Guerra.

Para a assistente social da prefeitura de Timbó, Katia Vilvert, , o evento trouxe "uma reflexão fundamental sobre estas questões e os desafios que temos pela frente, que é a de se repensar quais estratégias são necessárias para se consolidar o Suas nos municípios e propor diretrizes que apontem o Sistema que queremos até 2026", analisa.

O Seminário foi uma promoção da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (Amauc) e realização da Escola de Gestão Pública Municipal (Egem).

Boas práticas

Durante o Seminário, os participantes conheceram a boa prática de Ascurra sobre violência doméstica na área de proteção social especial de média complexidade. Conforme Janete, este serviço é realizado na Comarca de Ascurra em parceria com o Poder Judiciário, Ministério Publico e prefeituras de Ascurra, Apiúna e Rodeio. Além deste, outros nove municípios catarinenses apresentaram experiências na Politica de Assistência Social.

A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação de Pomerode, Loraine Silveira Aurélio, considerou que o evento foi uma experiência ímpar para o diálogo, reflexões e construção de novas expectativas para a Politica do Suas.

Ascom AMMVI.