A AMMVI e a Universidade Regional de Blumenau (Furb) assinaram a prorrogação do convênio de cooperação para manutenção da rede de monitoramento hidrometeorológico da bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, operada pelo Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops).
Pelo documento, o prazo de vigência do contrato fica estendido até 31 de dezembro de 2016. O convênio prevê o repasse pela Associação do valor mensal de R$ 5 mil. Para o presidente da AMMVI e prefeito de Rio dos Cedros, Fernando Tomaselli, é importante que o serviço do Ceops aos municípios seja mantido, pois os relatórios geram análises confiantes sobre a medição e o nível do rio, dando suporte na tomada de decisão.
Com este valor, o Ceops garante a manutenção das 17 estações instaladas no Médio e Alto Vale do Itajaí. São elas que medem em tempo real o nível dos principais rios da região e a quantidade de chuva. Com os dados e a experiência dos técnicos do Ceops é possível fazer as previsões que ditam o trabalho de toda a comunidade relacionado à prevenção em caso de enchentes.
Ceops
Criado por professores no período pós-cheias de 1983 para estudar os fenômenos climáticos, suas causas e propor soluções, o Ceops foi resultado de uma parceria entre a Furb e o antigo Dnaee, o Departamento Nacional de Águas e Energia Elétrica, atual Agência Nacional de Águas (ANA), que bancava parte dos investimentos.
Desde 1996, a estrutura, que fica dentro do Campus 1 da Furb, é mantida pela instituição. É o Ceops que fornece informações para a tomada de decisões das Defesas Civis e prefeituras da região e alerta antecipado da população.
No site oficial do Centro é possível obter várias informações, desde cotas e picos de enchentes, históricos, monitoramento da bacia, projetos e pesquisas na área.
Clique aqui e saiba mais sobre o Ceops – http://ceops.furb.br/
Texto: Giovana Pietrzacka, Ascom Furb.