AMMVI recebe Seminário Unindo Forças

Na manhã desta sexta-feira (15), a AMMVI sediou o Seminário Unindo Forças, promovido pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC). O encontro reuniu mais de 80 pessoas, dentre elas prefeitos, secretários, técnicos municipais e promotores de justiça.

O Seminário é uma das ações do Programa Unindo Forças – Fortalecimento dos Controles Internos Municipais, criado pelo MP/SC com o intuito de prevenir ilícitos administrativos e combater a corrupção, por meio do fortalecimento das estruturas de controle interno municipais e do aprimoramento da atuação do Ministério Público.

O evento apresentou o programa e as perspectivas para o fortalecimento dos controles internos das prefeituras municipais no Estado. "É um momento oportuno para que prefeitos e promotores ampliem o diálogo e possam juntos implementar ações nos municípios que fortaleçam a gestão municipal e corroborem com a transparência", disse o secretário executivo da AMMVI, José Rafael Corrêa.

O evento já passou por Criciúma, Curitibanos e Rio dos Sul. Além de Blumenau, receberão ainda o Seminário as cidades de São Miguel do Oeste e Maravilha.

O Programa

O projeto Unindo Forças surgiu a partir de um diagnóstico desenvolvido em 2014 pela Rede de Controle da Gestão Pública de Santa Catarina, que indicou uma atuação extremamente fraca ou inexistente das controladorias municipais.

A partir dos números apresentados, o MPSC firmou parceria com outros órgãos públicos e desenvolveu o projeto Unindo Forças, a fim de fortalecer as Unidades de Controle Interno dos Municípios catarinenses (UCIs) e impulsionar a atuação administrativa na prevenção e repressão ao ilícito.

O Projeto é também para aprimorar o combate à corrupção e à improbidade administrativa, por meio da consolidação dos fluxos de informação entre as Unidades de Controle Interno e as Promotorias de Justiça.

Michele Prada, Ascom AMMVI