O Plano Diretor de Gaspar, em vigor desde 2007, estabelece em 75,85km o perímetro urbano da cidade. Em 1995, realizou-se um cadastramento de contribuintes existentes na metragem da época. No ano de 2002, efetuou-se um recadastramento. Como os dados estavam defasados, a Prefeitura Municipal contratou no ano passado, através de licitação, a empresa de engenharia e consultoria Tekoha para atualizar o cadastro de moradores residentes no perímetro urbano do município.
O Diretor de Tributos, Carlos Bernz, afirma que "muitos cidadãos não pagavam o Imposto Territorial Urbano, mesmo morando no perímetro urbano. A pesquisa verificou a existência de ampliações irregulares que não pagavam o imposto, como residências no bairro Bateias e Barracão". Carlos ainda explica que a medida foi tomada para não aumentar os impostos da parcela da população que paga anualmente o IPTU.
O recadastramento, obrigação do município, permite a atualização constante dos imóveis para que o IPTU seja cobrado de forma justa, aumentando a arrecadação sem a necessidade de aumentar o valor cobrado, resultando em melhorias nos serviços prestados aos munícipes.
Fonte: Assessoria de Imprensa de Gaspar