Noivos da Festa Pomerana revivem tradição do Polterabend nesta Quinta (24)

Pelo quarto ano, a Festa Pomerana traz entre suas atrações a realização de um casamento real, seguindo os costumes de cem anos atrás. No Sábado, dia 26 de janeiro de 2007, durante a 25ª edição da Festa, Rafael Krueger e Daniela Dorn sobem ao altar revivendo antigas tradições do tempo dos colonizadores, com cerimônia em alemão e convidados trajando vestimentas de época.
 
As festividades do enlace típico iniciam dois dias antes da celebração. Nesta Quinta-feira, dia 24 de janeiro, a Noite do Quebra-Cacos, ou "Polterabend", reúne noivos, familiares e público visitante no ritual em que os convidados quebram peças de porcelana para atrair bons fluídos ao novo casal. A brincadeira segue a crença de um antigo ditado alemão, que alega que quanto mais louça for quebrada, mais sorte os dois terão em sua vida conjugal. Ou melhor, como se diz originalmente na língua dos imigrantes: "Scherben bringen Glück" ("cacos de porcelana trazem sorte").
 
No Sábado (26), o casamento de Daniela e Rafael será celebrado às 09h30, na Igreja Evangélica Luterana da Paz, no Centro. Após a cerimônia, os recém-casados e convidados seguem em cortejo festivo em direção ao Pavilhão Principal do Parque de Eventos, local onde acontecerá a recepção. No cardápio do almoço serão servidos pratos da gastronomia dos tempos da colônia. O banquete é finalizado com a apresentação da Küchenmarsch, tradicional dança das cozinheiras e assadores, que homenageia o casal pela união.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Pomerode