O prefeito municipal Olímpio José Tomio e o secretário de saneamento ambiental, Alberto Sell estiveram em Porto Alegre – RS, participando da Conferência Mundial sobre o Desenvolvimento de Cidades, realizada de 13 a 16 de fevereiro. O evento reuniu quase sete mil pessoas, entre gestores públicos, lideranças comunitárias e promotores governamentais, que representavam aproximadamente 90 países de todo o mundo.
Na ocasião, Indaial apresentou ainda a experiência do município em saneamento, água, lixo e esgoto. Segundo o prefeito de Indaial foi apresentado o projeto de Esgotamento Sanitário elaborado pela administração para a captação de recursos destinados ao saneamento e infra-estrutura, bem como os resultados obtidos até o momento, que envolvem a coleta seletiva de lixo, aterro sanitário, reciclagem e água potável.
Para Alberto Sell, Indaial tem uma forma de gestão pública em saneamento ambiental que vem dando muito certo e acredita que o Projeto apresentado pode contribuir bastante para outras organizações que tenham o mesmo interesse ambiental. O prefeito Olímpio Tomio destaca que todas as discussões estão voltadas para a participação popular e no interesse pelas práticas de sucesso. "O interesse das organizações nas práticas bem sucedidas dos projetos apresentados, fez com que Indaial se destacasse, pois felizmente, já estamos colhendo frutos desta conquista" ressalta.
O tema da Conferência foi "Inovação Democrática e Transformação Social para cidades inclusivas no Século 21", e o objetivo era criar um ambiente de reflexão coletiva, de discussão e apresentação de experiências, que permitam uma abordagem da temática do desenvolvimento de cidades sob seus mais diversos ângulos. O evento é promovido pelas prefeituras de Porto Alegre (Brasil) e de Roma (Itália), Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Ministério das Cidades e Confederação Nacional dos Municípios e conta com o apoio do Banco Mundial, Unesco e Banco Interamericano de Desenvolvimento.
Durante os quatro dias foram debatidos temas centrais, como: o Direito à Cidade (políticas locais sobre direitos e responsabilidades dos cidadãos); Governança e Democracia em Cidades (experiências inovadoras de gestão e participação democrática); Desenvolvimento Local em Cidades (processos de investimentos em capital social para desenvolver ativos econômicos, ambientais, humanos, sociais e políticos), Sustentabilidade e Cidade-Rede (cidade sustentável do futuro).
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Indaial