A Prefeitura de Blumenau se prepara para discutir o futuro da cidade, planejando ações de desenvolvimento até o ano de 2050. As análises acontecem durante o 1º Seminário Técnico Blumenau 2050, que será realizado nos dias 11 e 12, no auditório do campus II da Furb, das 8h às 17h30min.
A proposta é discutir o planejamento através de cinco temas centrais:
-
Sistema de circulação e transporte: prevê as alternativas para melhorar o trafego na cidade, através da manutenção e criação de opções par circulação.
-
Uso e ocupação do solo: visa a melhor forma de utilização de cada área, de acordo com as necessidades.
-
Intervenções para desenvolvimento econômico, turismo e lazer: Define áreas para cada atividade, com projetos de recuperação e valorização dos locais já existentes, além da idealização de novos projetos.
-
Habitação e regularização fundiária: analisa e auxilia os casos já existentes, planejando para evitar novas ocorrências.
-
Saneamento básico e meio ambiente: busca o equilíbrio ambiental e projeta ações ao sistema de água e esgoto.
O planejamento será feito em três etapas que contemplam ações em curto prazo, para 2015, médio prazo, para 2030 e em longo prazo, para 2050. A intenção é manter a qualidade de vida da população blumenauense, evitando o crescimento desordenado. Além disso, a Prefeitura pretende interagir com outras regiões, incentivando o crescimento conjunto.
Depois da apresentação dos temas, serão formados grupos de estudo para analisar as propostas já existentes e sugerir novos projetos. Todas as solicitações e sugestões feitas pela comunidade durante a revisão do Plano Diretor também foram incluídas nos projetos e deverão ser analisadas pelos técnicos.
O material resultante do seminário será trabalhado e apresentado em uma próxima reunião. A divulgação oficial dos resultados deve acontecer durante o mês de maio.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau, pot Julia Voigt