O projeto de Turismo Rural no Circuito Étnico Cultural no Vale do Itajaí faz parte da integração de três vertentes: a agricultura familiar, o turismo rural e a cultura da região. Os municípios que irão integrar o circuito são: Jaraguá do Sul, Rio dos Cedros, Pomerode, Timbó, Blumenau, Indaial, Rodeio, Benedito Novo e Ascurra e foram apontados pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico nacional – devido à concentração de propriedades na área rural com um grande valor histórico e patrimonial, formado por agricultores familiares e com características étnico-culturais proporcionadas pela colonização européia da região. Este projeto também tem parceria com o SEBRAE e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Em Indaial, 86 propriedades foram tombadas como patrimônio histórico pelo IPHAN, algumas destas são: a Casa Duwe, Casa Lorival Hersing, Casa Arlindo e Edmundo Ristow, Casa Luiza Schroeder, Ponte madeira coberta Warnow e Capela Nossa Sra. Do Perpétuo Socorro. Todas irão fazer parte do circuito de turismo rural. O convênio foi assinado no dia 13 de março, quinta-feira, às 16h no gabinete do Prefeito Olímpio José Tomio.
De acordo com o secretário de desenvolvimento econômico e turismo de Indaial, Adilson Boel, na região foram efetuados tombamentos em nove municípios e o objetivo é buscar uma alternativa para que os agricultores possam permanecer no campo, obtendo maior renda através da comercialização de produtos artesanais produzidos em suas propriedades. Estas iniciativas começaram em 2005 quando o IPHAN realizou um inventário cultural, com mapeamento, levantamento fotográfico e arquitetônico, e digitalização de plantas.
A primeira ação é realizar palestras de sensibilização para os agricultores inseridos neste contexto, que possuam interesse ou potencial para fazer parte do projeto. As datas estão previstas para final de março e início de abril. Os recursos chegam a aproximadamente 800 mil reais, sendo 400 mil do Governo Federal e mais 400 mil do SEBRAE. "Nós estaremos a partir de agora, organizando a participação do nosso município neste projeto.", afirma o secretário.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Indaial