Dia 21 de março, o município de Indaial completou 74 anos de emancipação. A colonização de Indaial iniciou por volta de 1860 com a chegada das primeiras famílias de imigrantes alemães. A partir de 1875 vieram os imigrantes italianos e em 1878 os primeiros poloneses. Em 1934, foi instalado oficialmente o Município de Indaial, desmembrando-se de Blumenau. O nome Indaial provém da palmeira Indaiá, uma espécie de coqueiro que havia em grande quantidade em um campo utilizado como lugar de descanso para tropeiros, que antigamente seguiam do sul do estado em direção ao litoral.
Neste 74º aniversário, o Prefeito municipal, Olímpio José Tomio, destaca que o crescimento da cidade é um dos grandes motivos que os indaialenses tem para comemorar. "A comunidade por si só acaba gerando as condições necessárias para que o crescimento do município aconteça. A emancipação continua com este desenvolvimento gradativo.", afirma o Prefeito.
A festa que marca o aniversário da cidade, a FIMI, acontece nos dias 27, 28, 29 e 30 de março no Parque Municipal Ribeirão das Pedras. Este ano além das atrações locais como Alex e Willian, Mayk e Rey que lançam o DVD gravado na edição do ano passado teremos atrações nacionais como o grupo Falamansa que se apresentará no último dia da festa, 30/03, às 20h. Falamansa é um grupo de forró brasileiro que se destaca como grande expoente de um estilo que surgiu há alguns anos, o forró universitário. A história do grupo é recheada de peculiaridades. A começar do nome da banda, que nasceu por puro acidente, num lance de extrema criatividade.
Em 1996, Ricardo Cruz, o Tato, saiu de Piracicaba, interior de São Paulo, indo para a capital estudar publicidade. Acabou se apaixonando pelo forró. Decidiu participar de um festival de música da Universidade Mackenzie. Quando foi fazer a inscrição, deparou-se com uma sala onde todos falavam alto. Ao deixar um cassete com a canção, o responsável pelas inscrições lhe perguntou o nome da banda que a interpretaria. Ante o burburinho da sala, imediatamente veio a resposta: Falamansa. Depois de recrutar alguns músicos para lhe acompanhar, Tato e cia, acabaram tirando o segundo lugar no concurso, mesmo com poucos ensaios. Nascia assim, o grupo Falamansa.
Os ingressos para o show já estão sendo vendidos e o valor antecipado é de 10 reais. Os postos de venda em Indaial são: Choperia Arlindo e Indacenter, bairro das Nações. Ainda existem ingressos a venda em Ascurra, Apiúna, Blumenau e Timbó, confira os locais no site.
No dia 27 será inaugurado o novo Pavilhão de Eventos do Parque Municipal Ribeirão das Pedras. O novo Pavilhão tem área de 1.500m² que irá abrigar muitas atividades, festas, exposições, feiras e competições esportivas. Um próximo módulo já está sendo projetado e o investimento é de mais de 1 milhão de reais. A inauguração acontece às 21h com show da banda VLAD V.
De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME) e coordenador da FIMI, Márcio Selhorst, será inaugurado um Complexo Cultural e Esportivo, campo de futebol, pista de atletismo e a nova pista de Motovelocidade. Além de já existirem no parque as áreas de CTG, Kart e Motocross. "A obra no campo de futebol está aguardando receber mais uma camada de grama em uma das laterais, e a pista ainda falta o pó de brita compactado e também o alambrado com 2,70m de altura.", explica Márcio. Toda a estrutura da pista e do campo está sendo executada pela secretaria de obras, secretaria de desenvolvimento econômico e FME.
A inauguração oficial do campo acontece no sábado, dia 29, às 14h com jogo entre as equipes de Indaial e Blumenau, na categoria sub-13. Já o primeiro jogo do XXI Campeonato de Futebol de campo de Indaial está marcado para o dia 26 de abril, na abertura do Campeonato. Confira a programação completa da 38ª FIMI no site.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaial