A Secretaria de Educação aplicará, entre os meses de abril e maio, a Provinha Brasil, uma avaliação da alfabetização infantil, voltada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental. Este é um projeto do Governo Federal obrigatório para 1.242 municípios que têm o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) abaixo de 3. O índice é resultado de uma prova feita pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e baseado no censo escolar, que mede as taxas de aprovação, reprovação e abandono da escola.
No dia 7 de março, o Ministério da Educação (MEC) estendeu a possibilidade de aplicação do teste aos municípios que têm o índice do IDEB até 4.1. Para estes, o material será encaminhado já impresso. Blumenau, que tem o IDEB acima de 4.1 (4.4), terá que imprimir a prova.
O objetivo da aplicação do teste é identificar possíveis deficiências da criança na fase de alfabetização, para que ela não chegue às séries mais avançadas sem a estabilização de aptidões básicas em leitura e escrita.
Cerca de 100 professores estão envolvidos no projeto e 2.700 crianças de todas as 50 escolas da rede pública municipal participam das provas.
Após a realização das provas, a coordenação do "Projeto Alfabetização com letramento – Um direito de todos", da Secretaria de Educação, corrige e analisa o resultado das provas. O resultado deve ser divulgado até 30 dias após a aplicação das provas. Já que a importância do diagnóstico é o resultado localizado, não há a necessidade de enviá-lo ao MEC.
Esta 1ª etapa serve para mapear a situação da alfabetização, com caráter de diagnóstico. Haverá, em novembro deste ano, uma 2ª etapa para avaliar a evolução do processo de alfabetização. A aplicação em períodos distintos possibilitará aos professores a realização de um diagnóstico mais preciso, por conter informações do início e final do ano letivo.
Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau