A realização do III Congresso da Cidade representou mais um passo na construção de um planejamento participativo da cidade de Indaial. Este ano, o 3º Congresso da Cidade discutiu o tema: A Qualidade de Vida com Participação Popular. O objetivo era estabelecer, com os Conselhos Municipais e Locais, uma organização que contará com a experiência e o acúmulo de conhecimento dos respectivos conselheiros na estruturação das políticas públicas municipais garantindo a participação de membros da comunidade que tenham interesse em participar desta discussão e do planejamento dos eixos definidos pela comissão organizadora.
Os eixos de discussão do 3º Congresso foram pautados no saneamento e infra-estrutura da cidade, na educação, na saúde, no meio ambiente, no desenvolvimento econômico, englobando agricultura, turismo e indústria e comércio; no esportes e na assistência social e habitação. Considerando o acumulo de discussão e de deliberações obtidas na I e II Edição do Congresso da Cidade, foi observado um avanço significativo quanto ao entendimento da população e a necessidade de uma cidade possuir instrumentos que auxiliem os dirigentes públicos a desenvolverem os projetos de políticas públicas.
Segundo o coordenador geral do III Congresso da Cidade e diretor de meio ambiente, Márcio de Oliveira, "Esta edição do Congresso da Cidade contou com um elemento inovador que foi a participação dos Conselhos Municipais que indicaram as 10 ações prioritárias em sua respectiva área.", afirma. Os conselheiros municipais contribuíram no desenvolvimento dos debates e acompanharam a apresentação das referidas propostas na Plenária Final.
Após a realização do Congresso, estas propostas foram encaminhadas ao Prefeito Olímpio José Tomio e algumas delas são: construção de alternativas para a juventudo, como a criação de um conselho de juventude, verificar a viabilidade para implantação de uma área com praça entre as duas pontes centrais da cidade, ampliar e qualificar a equipe de profissionais do SAPI – serviço de Atendimento Psicossocial, melhorias no anel viário permitindo melhor circulação do transporte coletivo com pavimentações e infra-estrutura, construção de um local para atender a mulher vítima de violência e conselho da mulher, discutir o Plano Municipal de Educação, apoio intenso e contínuo à diversas modalidades de esporte, disponibilizando material e transporte de atletas e para a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Timbó foi solicitada a implantação da Delegacia da Mulher em Indaial.
Todas estas e as demais propostas serão encaminhadas às secretarias municipais e aos Conselhos envolvidos na discussão dos eixos para que no prazo de 60 dias possam ser definidos todos os detalhes do planejamento e da publicação do Caderno de Ações do III Congresso da Cidade. "O fortalecimento e o reconhecimento da população do trabalho dos conselhos municipais representam elementos fundamentais de uma gestão participativa e democrática.", complementa Márcio.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Indaial