Blumenau abre portas no mercado europeu

Após um ano de contato e negociações, o convênio entre Prefeitura de Blumenau e cidade portuguesa de Covilhã começa a render frutos. Recentemente, uma das empresas blumenauenses participante dessa parceria, acaba de fechar seu primeiro contrato de vendas no país europeu. Especializada em softwares para automação comercial, a Totall.Com irá vender um de seus sistemas em Portugal num valor estimado em 20 mil euros, somente para este primeiro momento de negociação.

A transação só foi possível graças ao projeto "Incubação Cruzada" desenvolvido por iniciativa do Instituto Gene em parceria com a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e o apoio da Prefeitura Municipal, Sebrae e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Iniciativa pioneira do município catarinense, o "Incubação Cruzada" propôs a criação de uma aglomeração de empresas blumenauenses de tecnologia na forma de uma única figura jurídica portuguesa dentro do Parque de Ciência e Tecnologia de Covilhã (Parkurbis) – empreendimento que recebeu o nome de Parkurbis Gene.

O Agrupamento Complementar de Empresas (ACE), como é conhecido esse tipo de estrutura em Portugal, tinha como objetivo promover um intercâmbio entre as partes e diminuir os custos de manutenção das empresas, uma vez que os investimentos no local e as despesas de manutenção são totalmente divididos entre os integrantes do ACE. A cidade do interior de Portugal sem tradição tecnológica se fortaleceria nessa área e as empresas de Blumenau ganhariam a oportunidade de ampliar significativamente suas exportações tecnológicas, com fácil acesso a todo mercado europeu. Após diversas viagens, estudos de prospecção e rodadas de negócios em Portugal desde fevereiro de 2007, o projeto amadureceu.

O presidente do Instituto Gene, Carlos Bizzotto, destaca a contribuição fundamental da Prefeitura de Blumenau para o sucesso do projeto. "Nossa solicitação de apoio institucional foi atendida e a presença do Prefeito no exterior nos deu um respaldo muito grande", diz Bizotto, referindo-se às viagens realizadas juntamente com João Paulo Kleinübing para Covilhã. "Isso fez a diferença entre conseguir e não conseguir", acrescenta.

O diretor da Totall.Com também lembra que o apoio de todos, inclusive da Prefeitura, viabilizou a iniciativa. "Se não houvesse a junção dessas entidades (Prefeitura, Sebrae, Furb), os riscos e os custos seriam maiores", avalia Edilson Paterno.

Além da Totall.Com, o Parkurbis Gene é formando por mais nove empresas da área de tecnologia de Blumenau. Para os próximos meses, a expectativa é de que mais duas companhias fechem contratos de venda lá fora e, futuramente, todo o grupo saia do ACE subsidiado para se instalar dentro do parque já com uma estrutura própria.

Empresas que integram o Parkurbis Gene

Bluware Informática, Ltda.
Diativa Informática, Ltda.
Extra Digital – Softwares e Equipamentos, Ltda.
HBSIS Informática Ltda.
Lector Tecnologia, Ltda.
Microton Informática, Ltda.
Quick Soft – Sistemas de Informação, Ltda.
Systêxtil Informática, Ltda.
Totall.Com, AS.
Virtos Informática, Ltda.

Fonte: Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Blumenau