Já faz muito tempo que pisaram aqui, em Apiúna, os primeiros moradores. Relatos remetem a chegada dos primeiros imigrantes por volta de 1840, mas apenas por volta de 1875, imigrantes italianos fixaram suas casas às margens do rio Itajaí-Açú. O primeiro lugar conhecido, no território onde hoje é Apiúna, foi a Rancharia do Passo Odebrecht.
Chamou-se Aquidabã e, com o passar do tempo, foi denominada Apiúna, palavra tupi-guarani que significa Cabeço Negro. A denominação é devido ao Morro Dom Bosco, a pitoresca montanha de cume escuro e arredondado, que é um dos símbolos do município.
Ao longo da história foi distrito da cidade de Indaial, a emancipação política veio apenas em 1988 e a instalação como município foi em 1º de junho de 1989. E é neste dia que mais uma vez comemora-se o aniversário do município, que este ano comemora 19 anos de emancipação.
E, realmente, os motivos para comemorar são muitos, a cidade soma hoje, cerca de 10.201 habitantes, segundo dados do último senso do IBGE, em uma área territorial de 494 km², divididos em cerca de 41 localidades e com aproximadamente 640km de estradas de terra.
A cidade vem apresentando grandes trabalhos e realizações, e este ano, já recebeu obras como a Pista de Skate, o Parquinho, reformas, novas salas de aula e quadras esportivas nas escolas. Outros projetos em andamento são o asfaltamento da Avenida Florianópolis e Rua Joinville, assim como, a construção do Centro de Eventos de Apiúna. As contas da Prefeitura estão equilibradas e a maior dificuldade, que já vem de longa data, está na árdua manutenção das estradas do interior.
E ainda, a 13ª Tangefest – Festa da Tangerina, promete ser um evento nunca visto antes em Apiúna, com atrações nacionalmente conhecidas. Até uma Usina Hidrelétrica está instalando-se em nossas terras, sem contar nas belezas naturais que nos premiam, dentre elas várias cachoeiras e o rio Itajaí-Açú, um dos melhores rios para pratica do rafting no Brasil.
Convide as pessoas para conhecer Apiúna, uma pequena e simpática cidade, rodeada de montanhas e belezas naturais de braços abertos para receber os visitantes e suas famílias.
Fonte: Prefeitura de Apiúna