Museu de Pomerode estará aberto a visitação a partir de julho

O Museu Municipal de Pomerode abrirá em breve as suas portas à comunidade. Após nove meses de preparativos, os mais de 1,2 mil itens do acervo poderão ser apreciados de perto a partir do dia 04 de julho. O museu irá revelar fragmentos dos mais variados tipos e tamanhos que, em conjunto, se encaixam na tentativa de reconstruir parte da história do município a partir da chegada dos imigrantes europeus, no século 19.

De couro, tecido, madeira, vidro, metal ou porcelana, cada uma das peças recebeu um tratamento minucioso, que incluiu desde imunização contra agentes nocivos a restauração de itens danificados, feito por profissionais especializados. A maior parte do acervo foi adquirida do colecionador Egon Tiedt, que desde 1982 expunha os objetos em um museu particular. Agora, sob tutela da Fundação Cultural de Pomerode (FCP), as peças integrarão o primeiro museu pomerodense restritamente ligado à iniciativa pública.

As etapas de higienização e catalogação contaram com investimento de R$ 117 mil vindos do Programa de Apoio a Projetos de Preservação de Acervos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Outros R$ 70 mil fornecidos pela Prefeitura de Pomerode ajudaram na implantação do museu, o primeiro espaço do novo Centro Cultural de Pomerode a entrar em funcionamento. O complexo, que ainda inclui biblioteca, salas de música, dança, e um teatro semi-arena, entre outros ambientes, está previsto para ser inaugurado em sua totalidade a partir de 2009.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Pomerode