Já estão abertas as inscrições da III Edição do Prêmio Valdemiro Nasato – Destaques na Área de Meio Ambiente.
O prêmio criado pelo Comdema (Conselho de Defesa Municipal de Meio Ambiente) tem o objetivo de reconhecer e valorizar os cidadãos, instituições, empresas e produtores rurais que em suas atividades incentivam e promovem o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente.
"Os nosso maior problema ainda é o lixo nas ruas, na beira dos riosl. No entanto ganhamos com a colete seletiva do lixo e a conscientização de alguns agricultores que já diminuíram o uso de agrotóxicos nas plantações", comemorou Beatriz Cartagena, presidente da entidade.
Para participar do concurso é preciso ter atividades ligadas ao meio ambiente e o Comdema. São quatro categorias:
a) Cidadãos que se destacam na preservação do meio ambiente e em atividades que incentivem o desenvolvimento sustentável;
b) Instituições (Ongs, associações, fundações e outras entidades organizadas) que se destacam na preservação do meio ambiente e em atividades que incentivem o desenvolvimento sustentável;
c) Empresas que se destacam por realizarem suas atividades produtivas dentro de critérios ambientalmente sustentáveis ou que tenham conseguido reduzir significativamente o impacto ambiental do seu processo produtivo ou promover o uso racional de recursos naturais.
d) Produtores Rurais que em suas atividades promovam o desenvolvimento sustentável.
-
Os critérios estabelecidos para a escolha dos vencedores são:
a) Importância da atividade desenvolvida para a preservação do meio ambiente no município de Indaial;
b) Resultados alcançados, sua relevância e o destaque obtido no município;
c) Que tenha obtido indicação ou indicações de entidades;
d) Ausência de aspectos negativos, como infrações e crimes ambientais;
e) A constância da dedicação ao meio ambiente do cidadão, instituição ou empresa.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Secretaria do Meio Ambiente, Sérgio Fueser o prêmio foi criado junto com o Festival da Natureza.
"O nome foi uma homenagem ao Valdemiro Nasato que morreu um ano antes e que sempre foi ligado ao Meio Ambiente", revelou Fueser.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Indaial