A secretaria de Educação está em clima de festa. O trabalho realizado nas escolas da rede municipal de ensino em 2007 garantiu ao município de Indaial um ótimo desenvolvimento em relação ao Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ).
A média nacional ficou em 3,9, enquanto a estimativa era de 4,8. No entanto, Indaial superou em um décimo a expectativa de 2007, que de 4,7 ficou em 4,8. Já nos Anos Finais do Ensino Fundamental a meta era 3,9 mas Indaial atingiu 4,1.
Além disso, mostra o quanto a qualidade no ensino cresceu. Em 2005 era de 4,6, em 2007 foi de 0,2 pontos a mais.
Segundo o Secretário Municipal de Educação, Vilmar Klemann, essa é uma vitória de toda a administração.
"O IDEB tem uma substancial importância pois configura-se num indicador", revelou Klemann. "Geralmente vamos executando as políticas públicas rotineiramente mas não paramos para avaliar os processos e os resultados, então, o IDEB, a Provinha Brasil, O SAEB,o ENEM são formas de avaliação que nos auxiliam para analisarmos o caminho percorrido e o que ainda temos a percorrer. Tendo em vista, a intenção de atingir bons resultados na execução da política pública de educação".
O Ideb é o indicador de dois conceitos importantes para a qualidade da educação. Mede o fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações.
O programa acredita que essa avaliação ampliam-se as possibilidades de mobilização da sociedade em favor da educação, uma vez que o índice é comparável nacionalmente e expressa em valores os resultados mais importantes da educação.
O Plano de Desenvolvimento da Educação estabelece, como meta, que em 2022 o Ideb do Brasil seja 6,0 – média que corresponde a um sistema educacional de qualidade comparável a dos países desenvolvidos.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Indaial