Agentes da Vigilância Sanitária se reúnem em Gaspar para debater gerenciamento de resíduos de Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde sediou hoje, a reunião da Câmara Técnica das Vigilâncias Sanitárias dos municípios da região da AMMVI, que tinha o objetivo de discutir o Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, exigido pela RDC 306-2004. Para repassar informações a respeito da implantação deste plano, compareceram a coordenadora da Vigilância Sanitária de Blumenau, Regiane Carla Gomes, e a fiscal Tereza Lúcia Batista.

De acordo com a legislação, todo resíduo (lixo) gerado em estabelecimentos de saúde, ( consultório médico, odontológico, laboratórios, farmácias, ambulatórios) e estabelecimentos de interesse à saúde ( consultórios veterinários, tatuagem e piercing)  devem ser tratados antes de ir para a natureza, e as despesas com esse processo são de responsabilidade do gerador. "Gaspar está na frente neste quesito", afirma o técnico da Vigilância Sanitária de Gaspar, Antônio Maurício de Campos Filho.

A RDC 306/2004, define que o gerador é o responsável pela separação, gerenciamento e disposição final destes resíduos. Para isso, os estabelecimentos devem contratar uma empresa especializada para este recolhimento. "Este lixo ou é recolhido pela Recicle, de Brusque, ou pela Momento Engenharia, de Blumenau", relata. Todos os estabelecimentos de saúde, já foram orientados a elaborar o seu Plano de Gerenciamento destes resíduos. "O papel da Vigilância Sanitária será cobrar a elaboração desse plano e fiscalizar a aplicação do mesmo", conta Antônio.

Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar