Gaspar está finalizando PAR

Técnicos da Secretaria de Educação e representantes de escolas finalizaram o preenchimento de um diagnóstico que apontou indicadores para planejar ações a serem desenvolvidas no âmbito da educação municipal de Gaspar através do Plano de Ações Articuladas (PAR) que integra um planejamento estratégico para melhoria dos índices educacionais, entre Rede Municipal de Ensino e Ministério da Educação. Um total de 52 itens (e outras centenas de subitens), permitem traçar esse panorama para a educação em cada cidade com previsão de execução das ações planejadas, para os próximos quatro anos.

O preenchimento dos dados é feito via Internet através do SIMEC – Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças – e tem de ser concluído até 30 de julho para que se possa pleitear ações técnicas de formação continuada em parceira com o MEC, já para o segundo semestre de 2008.

O levantamento é bastante minucioso, o que requer dedicação e participação de diversos setores municipais, como contabilidade e tesouraria e dados das unidades escolares. Após o preenchimento, novas orientações precisam ser repassadas por técnicos do Ministério, o que provavelmente acontecerá em agosto e permitirá o preenchimento de um instrumento chamado LSE – Levantamento da Situação Escolar. Este levantamento permitirá um "raio X" completo da estrutura física das escolas.

O processo de criação do PAR teve uma das etapas realizadas na semana passada. Durante três dias, representantes de diretores de escolas e técnicos estiveram reunidos na Secretaria de Educação realizando o diagnóstico sobre a educação municipal. O documento apontou que o município tem como ponto positivo a área de gestão na educação. Indicou também que os novos esforços precisam ser empreendidos para qualificar a estrutura física com a construção de novas escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil para atender a demanda, além da reforma e ampliação dos estabelecimentos existentes, reformando espaços existentes e criando ambientes de apoio aos processos educativos como bibliotecas em espaços próprios e, laboratórios de ciências, artes e informática.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Gaspar