Na tarde de ontem, 23, o Prefeito Municipal, Olímpio José Tomio recebeu em seu gabinete a visita da comissão do Comitê do Itajaí. O grupo veio trazer boas notícias: o projeto Piava está de volta.
Essa é a segunda fase do projeto que é patrocinado pela Petrobrás e abrange 52 municípios do Vale do Itajaí. O objetivo principal é fortalecer a gestão da água na bacia o Itajaí.
"Queremos multiplicar essa idéia", disse o advogado responsável pelas políticas ambiental municipal e conflitos pelo uso os recursos hídricos, Nicolau Cardoso Neto. "Nós convidados os municípios e os prefeitos para serem parceiros conosco até maio de 2010".
Já a bióloga Maria Amélia Pellizzetti, coordenadora de educação ambiental, revelou que essa visita é a primeira dessa retomada do projeto Piava.
"Vamos voltar com outras atividades (cursos, palestras, oficinas) para aplicar táticas e também trocar informações", confessou.
O Prefeito Municipal, Olímpio José Tomio lembrou as ações já desenvolvidas em Indaial e reforçou a import6ancia da participação dos municípios. "Já trabalhamos com saneamento, aterro sanitário e reciclagem de lixo", comemorou Tomio. "Além do Parque Nacional, uma conquista para o Meio Ambiente".
O comitê reforçou ainda a importância de um conselho atuante na cidade. "É uma forma de conseguir que os recursos fiquem no município para serem investidos aqui na região". Admitiu Neto.
O projeto Piava
O projeto nasceu em 2005, selecionado através de edital público do Programa Petrobrás Ambiental, ele foi concebido para consolidar uma política de proteção da águas nos municípios. As ações educativas, o fortalecimento do processo participativo de gestão no âmbito municipal e o fomento de ações de proteção os rios, devem culminar com a aprovação de políticas municipais e do plano de recursos hídricos da bacia do Itajaí.
Nesse segundo momento o projeto Piava vai atuar mais fortemente nos municípios e tentar, através de ações, oficinas, palestras e cursos disseminar o cuidado com a Bacia do Itjaí.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Indaial