Adequação ao Plano Diretor Municipal é apresentada em Audiência Pública

Visando um desenvolvimento ordenado do município, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento realizou uma Audiência Pública na Câmara Municipal de Vereadores, na noite de ontem, 30, apresentando uma proposta de adequação de diversos pontos do Plano Diretor Urbano municipal, em vigor desde janeiro de 2007.

Após pouco mais de 18 meses de experiência, técnicos da Secretaria, através de percepção e de sugestões e críticas de representantes da comunidade, concluíram que algumas mudanças na lei são essenciais.

Entre os itens analisados, a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento prevê que seja necessário ampliar o perímetro urbano, reajustar os zoneamentos, readequar os índices urbanísticos, readequar o plano de mobilidade urbana, alterar nomenclaturas utilizadas e prorrogar a data para elaboração e aprovação de leis específicas.

O Projeto de Lei para a adequação do Plano de Desenvolvimento Urbano Municipal será apresentado ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, CMDU, de Gaspar na próxima quinta-feira, 07, no auditório da DITRAN. Após apreciação, será encaminhado à Câmara de Vereadores do município.

Anel Metropolitano

Também foi apresentada a proposta para a trajetória do anel metropolitano – popularmente conhecido como anel de contorno – prevista no Plano Diretor municipal. O projeto prevê que a rodovia possua, pelo menos, 60 metros de largura. Deverão ser três pistas de cada lado da estrada, além de canteiros marginais, espaço para pedestre e para ciclovia.

Há ainda a proposição de que em um dos lados da via seja incorporado um metrô de superfície, que faria a ligação, até, no mínimo, o futuro campus do CEFET, cujo edital de licitação foi publicado no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 31. "Mesmo que não haja um projeto de execução pronto do anel metropolitano, ele está previsto no Plano Diretor para que a área onde a estrada será construída não seja ocupada", informa o secretario de Planejamento e Desenvolvimento, Marcos Carvalho.

Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar