O dia 16 de agosto de 2008 vai entrar para a história do esporte timboense. Às 10 horas (22 horas do dia 15 no Brasil) o timboense José Alessandro Bernardo Bagio (Acrilan/Metisa/FME) participa da prova dos 20.000 metros marcha atlética no estádio "Ninho do Pássaro" e carimba a sua segunda participação em Olimpíadas sendo assim o primeiro atleta da FME de Timbó a alcançar tal feito.
Em 2004, em Atenas, Bagio foi 14º lugar na mesma prova com 1h23min14 o melhor resultado brasileiro na história da modalidade no evento. Hoje(15) ao iniciar a prova, o marchador terá uma dura missão pela frente além da forte concorrência dos adversários, vencer o forte calor e a alta umidade local. "Estamos cozinhando vivos", essa foi a expressão de Bagio após o treinamento derradeiro, ontem em Pequim.. Acrescentou mais -"Se a temperatura e a umidade(além da poluição) permanecerem desta forma, o rendimento de todos será sensivelmente afetado e aí a prova vira loteria".
Via MSN, com exclusividade para o JMV, Bagio finalizou – "Sei e reconheço a superioridade dos equatorianos, russos, italianos e espanhóis que são os principais favoritos porém como a competição será extremamente nivelada a possibilidade de chegar ao pódio é positiva. Quem melhor se adaptar as condições climáticas terá grandes chances de vitória. Espero terminar a prova em menos de 1h23min e estar nele(pódio)".
Em Timbó, parentes e amigos estarão, via televisão, torcendo pelo seu sucesso. O seu técnico Carlos Morastoni estará entre eles.- "Só o fato de estar lá já é uma grande vitória de todos nós timboenses. Conversei muito com ele(Bagio) essa semana e senti que realmente está bem preparado física e emocionalmente aumentando a nossa expectativa por um bom resultado. Resta esperar e torcer!" E dá-lhe Bagio neles!
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbó