Representantes de Gaspar participam de videoconferência que discute projeto do PAC

Na sexta-feira, 29, representantes da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, do Departamento de Captação de Recursos e do Serviço Autônomo Municipal de Saneamento (SAMUSA) participaram de uma videoconferência com representantes da Secretaria de Relações Institucionais, vinculada à Presidência da República, e de Saneamento e Habitação, vinculado ao Ministério das Cidades. O objetivo do encontro era acompanhar o andamento das propostas relacionadas ao Programa de Aceleração do Crescimento, PAC.

Em Gaspar, o PAC destinará recursos para a implantação do projeto "Saneamento Integrado", que prevê reestruturação da área do loteamento Jardim Primavera, conhecido como "Marinha". O projeto completo inclui construção de residências e prédios (para relocar as famílias que vivem em áreas de risco ou no traçado das novas vias públicas a serem implantadas), criação de três praças, pavimentação e calçadas. Inclui também instalação de sistema de drenagem pluvial, organização da distribuição da água tratada, implantação da rede de captação de esgoto sanitário, juntamente com elevatórias, e a estação de tratamento de esgoto (ETE). O projeto contempla ainda ações sociais e preservação do maio ambiente. 

Ao total, 197 famílias serão beneficiadas com o projeto que prevê também regularização fundiária (moradores passam a ter a escritura do local) e implantação de uma cooperativa que reverterá em trabalho e renda à população residente naquele local.

"O ponto mais importante do projeto é sanear integradamente, organizando a estrutura física e social da área da Marinha. Por isso, é chamado de Saneamento Integrado, porque além do tratamento de água e esgoto, está se criando um espaço modelo – para o município, para a região e para Santa Catarina", destaca a diretora de Captação de Recurso, Marise Heinig. Vale ressaltar que apenas os municípios de Gaspar e Canoinhas receberam recursos do PAC para esta modalidade de saneamento.

Recentemente, o projeto foi apresentado por técnicos da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento e da Caixa Econômica Federal para a comunidade Jardim Primavera, recebendo a aprovação dos envolvidos no processo.

Fonte: Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Gaspar